
O solo é uma excelente fonte de calor porque a temperatura é constante. No verão e no inverno, as temperaturas são da ordem dos 8 a 12ºC. As calorias da terra podem ser retirada por bombas de calor apropriadas, através de captação horizontal ou vertical.
Quando a área do terreno disponível não é suficiente para captação horizontal, quando se pretende optimizar o sistema para reduzir custos ou ainda quando se pretende grande quantidade de arrefecimento, deve optar-se por captação vertical com sondas geotérmicas. A partir de 20 metros de profundidade, a temperatura do subsolo é constante e não depende do dia nem da noite, nem sequer das estações do ano. A 20 m de profundidade a temperatura é da ordem os 8 a 12ºC e cresce 1ºC por cada 33 metros mais. As sondas geotérmicas verticais (SGV) são permutadores de calor, em tubo de polietileno, colocados em furos a uma profundidade da ordem dos 100 metros Dentro das SGV circula um fluido glicolado que capta a energia do furo. No verão, para arrefecer a habitação por piso radiante, quase não é necessário colocar o grupo aerotérmico a funcionar.
GAMAS ALIRA E ALTERRA